Cuidado! O Golpe dos Precatórios
- Modesto & Almeida Advogados
- 27 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
O golpe dos precatórios é do tipo conhecido como engenharia social, pois depende da 'colaboração' da vítima para funcionar. Neste caso, é uma variação do golpe do WhatsApp, em que a pessoa abordada é induzida a fazer um depósito ou Pix para o criminoso. Ele dá certo porque o golpista se passa por advogados ou servidores públicos que trabalham no tribunal de justiça, deixando claro, o conhecimento na ação ingressada pela vítima, contando todos os detalhes.
Os contatos são feitos por meio de telefonema, carta, e-mail, SMS ou WhatsApp, o crime é feito por diversos membros das quadrilhas espalhadas pelo mundo, simulando para vítima, a existência de uma equipe do escritório ou empresa.
Outra possibilidade de fraude, é empresas que se oferecem para antecipar o pagamento dos precatórios, mediante a cobrança de alguma tarifa. Essa "antecipação" até existe, mas, na realidade, companhias compram os títulos de causa julgada procedente, ou seja, pagam por eles, o que é uma opção para quem precisa, ou tem pressa em receber o seu crédito.
Sempre bom ressaltar, que em nenhuma hipótese o ganhador da ação tem de pagar tarifas antecipadamente.
Diante disso, sempre deixamos claro, para TODOS os clientes, que o escritório não solicita nenhum tipo de pagamento.
Se por um acaso cair no golpe, faça imediatamente um Boletim de Ocorrência.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Modesto & Almeida Advogados. Estamos à disposição para esclarecimentos e ajuda.

Comments